• Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

Filme com Fernanda Torres e Selton Mello indicado ao Oscar ganha sessão gratuita com debate no MIS


“O que é isso, companheiro?”, baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, é tema do próximo Clube do Filme do Livro, programa mensal que reúne cinema e literatura

Por Sacso Brasil  

22/04/2025 16h08 - Atualizado em 22/04/2025 16h11


Fernanda Torres e Selton Mello em cena de "O que é isso, companheiro?". Crédito: divulgação


A próxima edição do Clube do Filme do Livro, programa mensal do MIS que reúne cinema e literatura, exibe o filme “O que é isso, companheiro?” (1997), baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira e estrelado por Fernanda Torres, Selton Mello, Fernanda Montenegro e grande elenco. Após a sessão, que acontece no dia 24, às 19h, será realizado um debate com o escritor, ilustrador e jornalista Cadão Volpato. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS.

 

O filme, dirigido por Bruno Barreto e indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, retrata um episódio marcante da ditadura militar no Brasil: o sequestro do embaixador dos Estados Unidos, Charles Elbrick, em 1969. O longa acompanha um grupo de jovens militantes de esquerda que, em meio à repressão política, planejam e executam a ação com o objetivo de negociar a libertação de presos políticos. No centro da história está o jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello), que se alistam num grupo guerrilheiro de esquerda. Em uma das ações do grupo militante, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.

 

Sobre o livro 


O que é isso, companheiro? 

(Fernando Gabeira, 1979, Ed. Codecri) 

Relato autobiográfico no qual Fernando Gabeira narra sua participação na luta armada contra a ditadura militar no Brasil. A obra aborda especialmente o sequestro do embaixador dos Estados Unidos, Charles Elbrick, em 1969, ação conduzida por grupos revolucionários para pressionar o regime a libertar presos políticos. O livro vai além da reconstituição factual do episódio, trazendo reflexões sobre os dilemas éticos, as contradições da militância e o impacto do autoritarismo na juventude da época. 



O escritor, músico e jornalista Cadão Volpato. Crédito: divulgação


Sobre o convidado


Cadão Volpato é escritor, músico e jornalista. Sua trajetória no jornalismo teve início nos anos 1980, período em que esteve ligado aos principais veículos de imprensa do país, como VEJA, Folha de S.Paulo, Época e O Estado de S. Paulo, atuando principalmente como editor. Na TV Cultura, apresentou e dirigiu Metrópolis, um dos programas mais longevos da televisão brasileira. Na música, foi um dos criadores das bandas Fellini e Funziona Vapore, com as quais gravou, desde os anos 1980, discos hoje considerados cult. Como escritor, publica livros de ficção e não ficção desde 1995, totalizando 12 obras. Entre elas, o romance “Pessoas que passam pelos sonhos” e o livro de memórias “À sombra dos viadutos em flor” foram finalistas de prêmios importantes, respectivamente o Prêmio São Paulo de Literatura e o Prêmio Jabuti. Nos últimos anos, em Nova York, criou e ministrou o curso de criatividade e literatura “Escreva sobre o que você conhece”. 

 

Sobre o Clube do Filme do Livro


Clube do Filme do Livro é o programa do MIS que reúne cinema e literatura. A cada mês, um convidado elege um filme baseado em um livro, e o Museu exibe a produção, seguida de um bate-papo. A ideia é tratar do filme sob a ótica da adaptação, sobretudo a partir de impressões, reflexões e abordagens do convidado de cada edição. 

 

Serviço | Clube do Filme do Livro – “O que é isso, companheiro?”

Data: 24.04 às 19h

Local: Auditório MIS (172 lugares)

Avenida Europa, 158 - Jd. Europa - São Paulo

Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS)

Classificação: 16 anos

 

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio do ProAC.


O MIS tem patrocínio institucional da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio institucional das empresas Unisys, Unipar, Grupo Comolatti, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky.