• Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

MIS realiza sessão gratuita, seguida de debate, de “A garota da agulha”, indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional


Evento faz parte do Ciclo de Cinema e Psicanálise, programa mensal do Museu que apresenta e discute obras sob a ótica psicanalítica


Por Sacso Brasil  

07/04/2025 11h58 - Atualizado em 07/04/2025 12h02



Cena do filme "A garota da agulha". Crédito: divulgação


  No dia 08 de abril, às 19h, em parceria com a MUBI, o MIS exibe o filme dinamarquês “A garota da agulha”, indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2024 e na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. Após a sessão, que faz parte do Ciclo de Cinema e Psicanálise, será realizado um debate com a participação do professor e crítico de cinema Humberto Silva e da psicóloga Helena Cunha Di Ciero, com mediação de Luciana Saddi. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do MIS com uma hora de antecedência.

 

Na trama, que se passa em Copenhague no pós-Primeira Guerra Mundial, Karoline (Vic Carmen Sonne), uma jovem grávida que perde o emprego, procura ajuda de Dagmar (Trine Dyrholm), uma mulher que administra uma agência de adoção clandestina. Aos poucos, Karoline descobre que Dagmar está envolvida em atividades sombrias, incluindo o assassinato de bebês. Conforme ela se aprofunda no esquema, a verdade aterrorizante sobre o destino das crianças vem à tona.



Cena do filme "A garota da agulha". Crédito: divulgação


O Ciclo de Cinema e Psicanálise, programa mensal do MIS, é realizado em parceria com a Folha de S.Paulo e a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), e apresenta sempre um bate-papo após o filme, sempre mediado por Luciana Saddi, coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura da SBPSP. A temporada de 2025 do Ciclo tem parceria com a O2 Filmes, e a transmissão ao vivo do bate-papo pode ser vista no canal oficial do MIS no YouTube. 

 

Sobre os convidados 


Humberto Silva é professor de história do cinema na FAAP e crítico de cinema. Escreve com regularidade para o site CinemaEscrito. É autor de vários livros sobre cinema, com destaque para "Glauber Rocha - cinema, estética e revolução", publicado pela Paco Editorial em 2016. 

 

Helena Cunha Di Ciero é formada em psicologia pela PUC-SP e especialista em psicoterapia psicanalítica pela USP. É psicanalista e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, docente do instituto Durval Marcondes e colunista da revista Amarello. É autora dos livros “O que enxerguei quando seus olhos ficaram opacos” (Ed. Quelônio, 2024) e “Instantes de dentro” (Ed. Paraquedas, 2022). 

 

Sobre a mediadora 


Luciana Saddi é psicanalista e escritora, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), mestre em psicologia pela PUC-SP e diretora de cultura e comunidade da SBPSP (2017-2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. Além disso, Saddi é fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo. 

 

Serviço | Ciclo de Cinema e Psicanálise – “A garota da agulha”


Data: 08.04, às 19h

Local: Auditório MIS (Museu da Imagem e do Som) – Avenida Europa, 158, Jd. Europa, São Paulo – SP

Ingresso: gratuito (retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS) 

Classificação: 16 anos 

 

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio do ProAC. O MIS tem patrocínio institucional da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio institucional das empresas Unisys, Unipar, Grupo Comolatti, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky.