• Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

Clubes de leituras de mulheres é tema de debate na Flipoços no dia 1º de maio


Escritora, médica, sexóloga Mila Nascimento, idealizadora do clube de leitura feminista CAPITOLINAS, é uma das presenças confirmadas para a conversa


Por Sacso Brasil  

15/04/2025 13h41 - Atualizado em 15/04/2025 13h43



Crédito: Thaís Mazzoco


No dia 1º de maio, às 16h30, a Flipoços – Feira Literária Internacional de Poços de Caldas recebe a mesa “Clubes de Leitura de Mulheres”, na Chocolateria Lascaux, reunindo representantes de iniciativas que transformam a leitura em instrumento de resistência, acolhimento e empoderamento feminino.

 

Com apresentação de Andréia Gileno, idealizadora e coordenadora do Clube Literário Las Lobas, o encontro contará com a participação de Stella Campos, do Clube Literário Lascaux; Juliana Nogueira, do Leia Mulheres; e Hernane Brunório, do Clube Literário Prosa Literária. A mesa terá ainda a participação especial do clube visitante CAPITOLINAS - Clube de Leitura Feminista e Letramento Anti-Machista, de Campinas, representado por sua fundadora, a médica e sexóloga Mila Nascimento.

 

Criado por Mila, o Capitolinas reúne atualmente 50 mulheres de diferentes idades e trajetórias, unidas pelo compromisso de discutir questões de gênero e fortalecer o movimento feminista por meio da literatura. A presença do clube em Poços marca um importante intercâmbio entre iniciativas de diferentes regiões e reforça o papel dos clubes de leitura como espaços de formação crítica, diálogo e transformação social.

 

Além de compartilharem suas experiências, os participantes da mesa buscarão traçar um perfil dos clubes existentes e refletir sobre suas contribuições no fomento à leitura e no fortalecimento da cena literária de Poços de Caldas.

 

Sobre a Mila Nascimento

 

Camila do Nascimento Leite é médica, sexóloga, escritora e sobrevivente de violência doméstica grave. Além de fundar e mediar os clubes de leitura CAPITOLINAS - Clube de Leitura Feminista e Letramento Anti-Machista e o Clube de Leitura Anti-Machista – NÃO BENTOS., também é idealizadora do MIGUELINES, um clube de leitura e transformação social para jovens. Mila dedica parte de seu tempo ao atendimento voluntário de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

Autora de três livros, já publicou "Poemas Paridos de Cócoras - porque assim dói menos" (Minimalismos, 2023), "Poemas para antes do banho, durante o café e depois do abandono" (Patuá, 2024) e o recentemente lançado "Poemas de amor e outras taquicardias" (Minimalismos, 2025).