Circuito Sesc Jazz & Blues 2025: festival reúne line-up imperdível, com José James, Amaro Freitas, Coco Montoya, Banda Black Rio, Rodrigo Suricato, Mike Stern, Josiel Konrad entre outros grandes nomes do Jazz & Blues
- Festival itinerante vai passar pelas cidades de Paraty, Casimiro de Abreu, Búzios, Miguel Pereira, Barra do Piraí (Ipiabas) e Rio das Ostras de 11 de abril a 22 de junho
- Rio das Ostras Jazz & Blues, maior evento do gênero na América Latina, será o grande destaque da programação do circuito
Por Sacso Brasil
09/04/2025 09h35 - Atualizado em 09/04/2025 09h35
O Circuito Sesc Jazz & Blues retorna em 2025 com uma programação imperdível, reunindo alguns dos maiores nomes da música nacional e internacional em apresentações que percorrerão diversas cidades do estado do Rio de Janeiro. No line-up deste ano, artistas como Amaro Freitas, Rodrigo Suricato, Josiel Konrad, Coco Montoya, Banda Black Rio, Mike Stern, José James, Mitch Woods e Alfredo Rodríguez prometem performances marcantes para o público. O evento é apresentado pelo Sesc, tem apoio cultural dos sindicatos do comércio varejista local, apoio das prefeituras e produção da Azul Produções. O festival reafirma sua importância no cenário cultural brasileiro ao celebrar a diversidade do jazz e do blues, com artistas que mesclam tradição e inovação, proporcionando uma experiência musical única.
Entre os destaques desta edição está o guitarrista americano Mike Stern, que retorna ao Brasil acompanhado de sua banda, composta por Dennis Chambers (bateria), Leni Stern (guitarra), Bob Franceschini (saxofone) e o brasileiro Rubem Farias (baixo). Nomeado nove vezes ao Grammy e considerado um dos mais influentes guitarristas do jazz contemporâneo, Stern promete performances eletrizantes que revisitam clássicos e apresentam novas sonoridades do gênero.
O festival também recebe José James, cantor e compositor norte-americano aclamado por sua fusão entre jazz, soul e hip-hop. Com um timbre de barítono inconfundível e apresentações que misturam improvisação e atitude de rapper, James é considerado pela Jazz Times como "o salvador do jazz".
O Brasil estará muito bem representado no circuito com grandes talentos. O pianista pernambucano Amaro Freitas, reconhecido por mesclar jazz contemporâneo com ritmos nordestinos e indicado ao Grammy Latino em 2024 pela canção "Esperança", parceria com Criolo e Dino d’Santiago, promete encantar o público. Com mais de 50 anos de carreira, Rosa Marya Colin apresenta seu trabalho exclusivamente dedicado ao Blues, em shows que contarão com a participação especial do gaitista Jefferson Gonçalves, trazendo ao público um repertório que passeia por clássicos do Blues, Jazz, R&B e Spirituals, incluindo sucessos como California Dreamin', Precious Lord, Summertime e St. Louis Blues.
A diversidade de influências segue com Alfredo Rodriguez, pianista cubano de projeção internacional apadrinhado por Quincy Jones, e Mitch Woods and His Rocket 88’s, que trazem a energia do boogie-woogie e do jump blues diretamente dos Estados Unidos.
O veterano Coco Montoya, um dos mais renomados guitarristas e cantores de blues americanos, será um dos destaques da programação. Conhecido por sua pegada intensa e estilo influenciado por mestres como Albert Collins e B.B. King, Montoya construiu uma sólida carreira no blues. Antes de seguir carreira solo, tocou por anos na banda de John Mayall & The Bluesbreakers, consolidando sua reputação no cenário. Sua abordagem única na guitarra, tocando de maneira canhota sem inverter as cordas, contribui para seu som característico e marcante. Com diversos álbuns aclamados, Montoya segue se destacando por sua habilidade técnica e emoção em cada performance, sendo uma referência no blues contemporâneo.
O trombonista e cantor Josiel Konrad traz uma fusão envolvente de jazz e funk carioca. Já Rodrigo Suricato, cantor, compositor e guitarrista, conhecido por seu trabalho solo e por liderar a banda Barão Vermelho, apresentará o show “Rodrigo Suricato Blues Rock Experience”, no qual interpreta clássicos do blues e do rock com sua assinatura única. A banda JAMZ, finalista do programa SuperStar, também integra a programação, destacando sua mistura de jazz, soul e pop.
Paraty abre a programação do Circuito Sesc Jazz & Blues
Neste ano coube a cidade de Paraty abrir a programação do Circuito Sesc Jazz & Blues, com três dias repletos de shows e performances incríveis, a partir do dia 11 de abril. Na sequência, o Circuito percorrerá as cidades de Casimiro de Abreu (de 18 a 21 de abril), Búzios (de 1 a 4 de maio), Miguel Pereira (de 16 a 18 de maio), Ipiabas (30 e 31 de maio e 1º de junho) e Rio das Ostras (de 19 a 22 de junho). Cada cidade contará com palcos ao ar livre e espaços culturais locais, proporcionando experiências únicas para os espectadores. O encerramento acontecerá em Rio das Ostras, entre os dias 19 e 22 de junho, durante o feriadão de Corpus Christi, com o consagrado Rio das Ostras Jazz & Blues, maior festival do gênero na América Latina. O evento chega à sua 21ª edição como um dos principais festivais de música do país.
Rio das Ostras Jazz & Blues
Chegando à sua 21ª edição, o Rio das Ostras Jazz & Blues segue como o maior festival do gênero na América Latina e será o grande encerramento do Circuito Sesc Jazz & Blues 2025, entre os dias 19 e 22 de junho. O evento reunirá uma seleção de artistas consagrados, trazendo ao palco nomes internacionais como Alfredo Rodriguez (Cuba), José James (EUA), Mike Stern, Dennis Chambers e Bob Franceschini (EUA), Coco Montoya (EUA), Mitch Woods (EUA), JJ Thames & Prado Brothers Band e OZMA French Explosive Jazz (França). A cena brasileira também estará em destaque com apresentações de Amaro Freitas, Rodrigo Suricato Blues Experience, Rosa Marya Colin In Blues, Banda Black Rio, Josiel Konrad, Coco Montoya e Artur Menezes, consolidando o festival como um dos mais importantes encontros da música instrumental no país.
Entre os destaques nacionais, Artur Menezes se sobressai como um dos principais representantes do blues brasileiro no exterior. O guitarrista cearense construiu uma sólida carreira no Brasil antes de expandir sua atuação para o México, Europa e América do Sul. Em 2016, mudou-se para os Estados Unidos, onde se destacou ao vencer concursos como o Ernie Ball Play Crossroads e o International Blues Challenge 2018, sendo eleito melhor guitarrista pela Blues Foundation. Ele também se apresentou no Crossroads Festival, de Eric Clapton, em 2019, e se tornou professor de guitarra no Musicians Institute, em Hollywood. Em janeiro de 2024, foi o único brasileiro a figurar na lista da Guitar Player EUA dos “21 Melhores Novos Guitarristas de Blues”. Com um estilo psicodélico, pesado e groovado, enraizado na tradição musical nordestina, Artur imprime identidade própria à sua sonoridade, consolidando-se como um dos grandes nomes do blues contemporâneo.
Além dos shows, Rio das Ostras também vai receber atividades como a Zona de Negócios. No Ano Cultural França-Brasil, o espaço será um local de troca para representantes franceses, além da participação do governo do Canadá. A iniciativa visa fomentar intercâmbios culturais, financeiros e musicais. "Neste ano, inauguramos a Zona de Negócios no festival, reforçando sua profissionalização. A iniciativa reunirá empresas da ZEN de Rio das Ostras com representantes internacionais dentro do camping, ao lado da Casa do Jazz”, explica Stenio Mattos, produtor e responsável pela realização do evento. Os ingressos são gratuitos, democratizando o acesso à cultura e aproximando o público do jazz e do blues.
Projeto Mulheres Plurais estará presente no evento
O Circuito Sesc Jazz & Blues vai fazer também alertas a respeito de assédio sexual e violência contra a mulher. Trata-se de uma iniciativa do projeto Mulheres Plurais, pelo qual o Sesc RJ estende por todo o ano discussões sobre o universo feminino, com foco na garantia de direitos e equidade de gênero.
Banheiros químicos receberão adesivos com mensagens – em português, inglês e espanhol – de conscientização e números de emergência, como o 180 (Central de Atendimento à Mulher) e o 197 (Delegacia de Atendimento à Mulher), além de um QR Code. Apontando o celular para o adesivo, será possível obter informações sobre toda a rede de amparo disponível às vítimas, com mapas, conteúdos informativos e botões para ligação em um clique.
Cubos espalhados pelo evento e um vídeo a ser exibido no palco também vão abordar o assunto. Mais do que ajudar eventuais vítimas, a intenção é desencorajar possíveis agressores e conscientizar a população.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE SHOWS POR CIDADE
PARATY – 11 a 13 de abril
Dudu Lima & Victor Biglione, Josiel Konrad, Wil Bordieri Organ Trio, Flávio Guimarães Blues Band, Big Joe Manfra e Pedro Quental, Rodrigo Suricato Blues Rock Experience e Lorenzo Thompson & Bruno Marques Band (EUA), Tamara Peterson e Prado Brothers Band (EUA), Moreira Jr. Trio; e JAMZ, Teo Lobos Jazz Trio; Plinio Blues; além de DJ Breno e bandas locais.
CASIMIRO DE ABREU – 18 a 21 de abril
Rosa Marya Colin, Flávio Guimarães Blues Band, Lorenzo Thompson (EUA), Josiel Konrad, JJ Thames & Prado Brothers Band (EUA), Mamooth Band, Tamara Peterson (EUA), Maurício Sahady & The Lucky Dice, Dudu Lima & Victor Biglione e Brugger, além de bandas locais e do DJ Breno.
BÚZIOS – 01 a 04 de maio
Bandas locais; Flávio Guimarães Blues Band; Fernando Magalhães Tributo a Rolling Stones; Mamooth Band; Josiel Konrad + Rosa Marya Colin In Blues + Lorenzo Thompson (USA); Dudu Lima & Victor Biglione + Rodrigo Suricato Blues Experience + Tamara Tramell Peterson (USA); Black Rio (21:00h) + JJ Thames & Prado Brothers Band e Orquestra Voadora.
MIGUEL PEREIRA – 16 a 18 de maio
DJs; bandas locais; Dudu Lima & Victor Biglione + JAMZ; Rosa Marya Colin In Blues + Tony Gordon + JJ Thames & Prado Brothers Band; Blues Etílicos; Mamooth Band; e Big Joe Manfra.
BARRA DO PIRAÍ (IPIABAS) – 30, 31 de maio e 01 de junho
Laretha (USA); Rosa Marya Colin; Dudu Lima & Victor Biglione e Leandro (bateria); Black Rio; e Blues Beatles (SP).
RIO DAS OSTRAS – 19 a 22 de junho
Alfredo Rodríguez (Cuba); José James (USA); Mike Stern, Dennis Chambers e Bob Franceschini (USA); Coco Montoya (USA); Mitch Woods (USA); JJ Thames & Prado Brothers Band; Prado Blues Band (USA); OZMA French Explosive Jazz (França); Amaro Freitas; Rodrigo Suricato Blues Experience; Rosa Marya Colin In Blues; Black Rio; Josiel Konrad; e Artur Menezes.