Fundação Casa de Rui Barbosa abre inscrições para concurso público nesta terça, 15 de abril
Por Sacso Brasil
15/04/2025 11h05 - Atualizado em 15/04/2025 11h07
Começam nesta terça-feira, 15 de abril, as inscrições para o concurso público da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Os interessados poderão se inscrever até o dia 12 de maio de 2025, exclusivamente pelo site do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP), responsável pela organização do certame:
www.idcap.org.br.
Ao todo, são oferecidas 10 vagas imediatas para diferentes perfis profissionais, além de até cinco vagas para cadastro de reserva, por perfil. Candidatos que desejarem solicitar isenção da taxa de inscrição poderão fazer o pedido nos dias 15 e 16 de abril.
O presidente da FCRB, Alexandre Santini, destacou a importância do certame: “Esse concurso mostra o compromisso do Ministério da Cultura e do Governo Federal com o soerguimento das instituições e a valorização do serviço público. Vamos recompor áreas fundamentais para que a Casa Rui siga atendendo e entregando à população tudo aquilo que envolve sua missão: pesquisas, atividades culturais, literatura, entre tantas outras ações dessa histórica instituição, que cumpre um papel essencial para a cultura brasileira”.
As oportunidades estão distribuídas entre os cargos de Analista de Ciência e Tecnologia, Pesquisador e Tecnologista. As remunerações variam entre R$ 7.710,83 e R$ 14.579,91, conforme o cargo e perfil profissional. O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
Distribuição das vagas
Para o cargo de Analista de Ciência e Tecnologia (Classe A - Padrão I), são quatro vagas destinadas a profissionais das áreas de Administração, Contabilidade, Engenharia Civil e Tecnologia da Informação. A seleção contará com prova objetiva, discursiva e de títulos.
Já o cargo de Tecnologista (Classe B - Padrão I) oferece três vagas para as áreas de Arquitetura, Arquivologia e Museologia. Os candidatos serão avaliados por meio de prova discursiva, defesa de memorial e prova de títulos.
Para Pesquisador (Classe B - Padrão I), há três vagas nas áreas de Filologia e Letras, História e Políticas Culturais. A seleção incluirá prova discursiva, defesa de memorial e projeto de pesquisa, além da análise de produção e experiência acadêmica.
Cotas e inclusão
A FCRB reservou, por meio de sorteio público, uma vaga de Tecnologista (perfil Arquivologia) para pessoas com deficiência (PCD). Também foram sorteadas três vagas para candidatos pretos e pardos (PPP), destinadas aos cargos de Analista (Engenharia Civil), Tecnologista (Museologia) e Pesquisador (Políticas Culturais).
Acesse os editais e as portarias do certame aqui.