GOL celebra sua mais nova conexão amazônica: a rota internacional que liga Manaus a Bogotá
Jantar realizado em Manaus nessa quinta (24) reuniu executivos da GOL e do aeroporto local, autoridades e players do turismo em torno das riquezas culturais do Amazonas e da Colômbia para promover os destinos
Por Sacso Brasil
25/04/2025 12h55 - Atualizado em 25/04/2025 13h01
GOL celebra sua mais nova conexão amazônica: a rota internacional que liga Manaus a Bogotá
Jantar realizado em Manaus nessa quinta (24) reuniu executivos da GOL e do aeroporto local, autoridades e players do turismo em torno das riquezas culturais do Amazonas e da Colômbia para promover os destinos
A GOL Linhas Aéreas, Companhia mais pontual do Brasil, em parceria com a VINCI Airports no Brasil, concessionária do Aeroporto Internacional de Manaus, celebraram na noite desta quinta-feira (24), na capital amazonense, a mais nova rota internacional da empresa, que aproxima Manaus (MAO) de Bogotá (BOG), na Colômbia. As operações, realizadas com o Boeing 737 MAX da GOL - o mais sustentável da frota - tiveram início no último dia 2 de abril, com dois voos semanais sem escalas, às quartas e aos domingos.
O jantar comemorativo aconteceu no restaurante Caxiri - Cozinha Amazônica, um dos principais símbolos da riqueza gastronômica da região, localizado no centro histórico de Manaus, bem ao lado do monumental Teatro Amazonas, e reuniu executivos da GOL e da VINCI, autoridades governamentais e os principais representantes do mercado turístico local, como operadoras, agências e agentes de viagem amazonenses. Para celebrar ambos os destinos - Manaus e Bogotá -, a chef de cozinha Débora Shornik desenvolveu um cardápio sob medida - eminentemente amazônico e com toques colombianos.
Pela GOL, estavam presentes Marcos Almeida e Anderson Wolff, gerentes Comerciais, Marcos Tognato, especialista em Relações Institucionais e Felippe Bandeira Ramos Coelho, gerente de Relações Governamentais e Institucionais. Para a Companhia, a nova rota também impulsiona sua estratégia de internacionalização, promovendo maior conectividade entre a região Norte e as Américas.
Nova ligação direta internacional: Manaus-Bogotá
Desde o dia 2 de abril deste ano, às quartas e aos domingos, o voo G3 8248 deixa Bogotá às 13h25 e aterrissa em Manaus às 17h30. Às 19h45, o G3 8249 parte da capital amazonense, pousando no aeroporto El Dorado, em Bogotá, às 21h35. O voo tem 2 horas e 50 minutos de duração.
Com a rota MAO-BOG, a GOL fortalece a conexão do estado do Amazonas com a Colômbia como um todo, não apenas a capital Bogotá, atendendo à demanda por destinos como Cartagena das Índias, San Andrés e Medellín, em parceria com a Avianca.
A rota ainda permite conexões com as Américas do Norte e Central, incluindo destinos como San José (SJO), Cidade do México (MEX), Miami (MIA), Orlando (MCO) e Nova York via Bogotá, devido aos acordos de codeshare e interline estabelecidos entre a GOL e a Avianca. Uma vez em Bogotá, os Clientes também podem acessar países da América do Sul, como Equador e Peru.
Com o trecho Manaus-Bogotá a GOL atende plenamente à crescente demanda por transporte de Clientes, cargas e e-commerce entre Brasil e Colômbia, estimulando o comércio, o turismo e a geração de riquezas em ambas as nações. Já os Clientes provenientes da Colômbia e das Américas rumo ao Amazonas poderão desfrutar das inúmeras belezas naturais e culturais do estado e toda a região Norte do País.
A internacionalização é um dos pilares mais importantes da Companhia para os próximos cinco anos. A nova rota Manaus-Bogotá faz parte do compromisso da GOL em proporcionar aos Clientes do Amazonas mais opções de viagens e conectividade.
Os voos entre Manaus (MAO) e Bogotá (BOG) serão operados em modelos Boeing 737 MAX 8, aeronave mais sustentável da frota da GOL, com capacidade para 176 passageiros na configuração internacional.
Confira, abaixo, as frequências e os horários dos voos:
MANAUS – BOGOTÁ: desde 2/04/2025
No palco do evento da GOL em Manaus, da esq. para a dir., Felippe Bandeira Ramos Coelho, gerente de Relações Governamentais e Institucionais da GOL, Marcos Tognato, especialista em Relações Institucionais da Companhia, Anderson Wolff, gerente Comercial da GOL, Roberto Tavares, vice-presidente Administrativo da ABAV Amazonas, Mariana Ferrari, gerente de Vendas Mercosul da Avianca, Overlach Campos, gerente de Operações do Manaus Airport, e Marcos Almeida, gerente Comercial da GOL (Divulgação/GOL)
O que disseram as autoridades e os executivos:
O ministro do Turismo, Celso Sabino, comentou que a iniciativa da GOL corrobora esforços do governo federal para ampliar a conectividade aérea nacional. “A oferta de novos voos dialoga diretamente com o trabalho do governo brasileiro para reforçar a ligação entre destinos estrangeiros e o Brasil. Isso favorece o aumento da visibilidade da Amazônia brasileira, um dos maiores atrativos naturais de todo o mundo, e contribui para a manutenção da crescente trajetória da chegada de estrangeiros ao Brasil, com reflexos extremamente positivos na nossa economia e na geração de emprego e renda à população”.
“A aviação civil brasileira tem apresentado os melhores resultados de sua história. Prova disso é que fechamos 2024 com recorde na movimentação de turistas no mercado internacional, com crescimento de 17% em comparação com o ano anterior. O governo federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, tem trabalhado para ampliar a conectividade do Brasil com o mundo, permitindo que mais turistas descubram as belezas do nosso país e oferecendo aos brasileiros a oportunidade de conhecer outras culturas", ressaltou Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos.
“Aumentar as conexões do Amazonas com o Brasil e o mundo é trazer desenvolvimento para a região. Isso só é possível graças à política do nosso governo, que vem incentivando as companhias aéreas com a redução de ICMS sobre os combustíveis, permitindo que o turismo e a economia saiam fortalecidos no Estado”, disse o governador do Amazonas, Wilson Lima.
Mateus Pongeluppi, vice-presidente Comercial da GOL, afirmou: "Este é um grande momento para a GOL, para o Amazonas e toda a região Norte do País. Conectar os Clientes brasileiros a uma das mais importantes economias da América do Sul, a Colômbia, permitindo ainda que se destinem a diferentes localidades nas Américas a partir do hub de Bogotá, representa um ganho representativo para o turismo, o comércio e os negócios. Por outro lado, também nos enche de orgulho trazemos Clientes de outras partes do mundo para o Amazonas, estado entre os mais deslumbrantes do País e que muito diz sobre a diversidade, cultura e riquezas brasileiras”.
O gerente de Operações do Manaus Airport, Overlach Campos, destacou: “Esse novo voo é o resultado de um processo importante de articulação, o qual atuamos de forma muito comprometida, buscando sempre o nosso maior propósito que é o de conectar ainda mais a região a novas oportunidades de turismo e negócios, ajudando a transformar a realidade e a história das pessoas que aqui vivem e por aqui passam. Ao mesmo tempo em que atuamos na atração de novos voos, investimos na modernização do aeroporto para permitir que esse crescimento continue e para que possamos celebrar muitos outros resultados importantes, com mais passageiros viajando e tendo experiências positivas no aeroporto”.
A GOL LINHAS AÉREAS
A GOL é uma das principais companhias aéreas do Brasil e faz parte do Grupo Abra. Desde sua fundação em 2001, a Companhia tem o menor custo unitário na América Latina, democratizando o transporte aéreo com o propósito de “Ser a Primeira para Todos". A GOL tem alianças com a American Airlines e a Air France-KLM e disponibiliza aos Clientes mais de 60 acordos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. A GOL tem ainda o programa de fidelidade Smiles e a GOLLOG para transporte de cargas, que atende diversas regiões no Brasil e no exterior. A Companhia conta com uma equipe de 13,9 mil profissionais altamente qualificados e focados na Segurança, valor número um da GOL, e opera uma frota padronizada de 138 aeronaves Boeing 737.