Exposição “Arte Sacra para Ver e Sentir” promove acessibilidade no Museu da Inclusão
Mostra sensorial convida o público a tocar obras cedidas pelo Museu de Arte Sacra a partir do dia 7 de abril
Por Sacso Brasil
04/04/2025 14h11 - Atualizado em 03/04/2025 14h14
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) inaugura, no dia 7 de abril, às 13h30, a exposição “Arte Sacra para Ver e Sentir”, no Museu da Inclusão. A mostra é resultado da parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e propõe uma experiência sensorial única, permitindo que o público explore as obras por meio do tato.
A iniciativa busca ampliar a acessibilidade no ambiente cultural e promover a inclusão de pessoas com deficiência visual, aproximando-as do universo artístico. A exposição ficará em cartaz até o dia 25 de abril e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Museu da Inclusão, localizado no Memorial da América Latina.
Sobre o Museu da Inclusão
O Museu da Inclusão trata da narrativa da luta da pessoa com deficiência, retratando a busca incessante pela inclusão e pela independência desse público. Além da exposição, o espaço promove estudos, debates, simpósios, seminários, cursos, rodas de conversa e palestras. Aberto à visitação, o Museu da Inclusão também oferece visitas guiadas para grupos sob consulta ao canal de ouvidoria da SEDPcD. O espaço é acessível, projetado com corredores largos e pisos podotáteis para facilitar a locomoção de pessoas em cadeira de rodas ou deficiência visual.
Sobre o Museu de Arte Sacra
O Museu de Arte Sacra está localizado no Complexo Religioso e Cultural do Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, que inclui o convento das Monjas Concepcionistas Franciscanas da Ordem da Imaculada Conceição, a Capela de São Frei Galvão (antiga Igreja de Nossa Senhora da Luz) e o Túmulo e Memorial de Frei Galvão. Seu acervo reúne aproximadamente 15 mil peças, abrangendo objetos sacros e religiosos de diversas tipologias, estilos e materiais, datados do século XVI até os dias atuais. Além de obras nacionais, o museu também preserva exemplares de outros países, oferecendo um panorama abrangente da arte sacra ao longo dos séculos.
Local: Museu da Inclusão – Memorial da América Latina (Av. Mário de Andrade, 564, Portão 10, Barra Funda, São Paulo - SP)
Abertura: 7 de abril de 2025 (segunda-feira), às 13h30
Visitação: Segunda a sexta, das 10h às 17h
Período: Até 25 de abril